Tico Tico Siem Reap - sábado

Dia 2 – sábado

Na manhã de Sábado toda a gente acorda fresquinha como se já ninguém se lembrasse da viagem do dia anterior. Eu tomo um banho tradicional khmer que é como quem diz, um banho de balde. A casa de banho, em cimento bruto, tem um tanque que acumula a água da chuva e com um pequeno balde de plástico vou tirando água e passando no corpo. É altamente revigorante e já pareço outra pessoa. Outros tomam banho cá fora com água de umas vasilhas enormes que também serve de reservatório para os dias de seca. 

Somos convidados a tomar o pequeno almoço em família. Para hoje temos arroz com legumes, peixe de conserva e ovos estrelados. Uma delícia! Esta gente sabe-se tratar.

De manha vamos visitar uma Igreja Adventista que é mantida por uma família de missionários Sul Coreanos que tem uma escola para crianças Sul Coreanas. Existem muitos expatriados Sul Coreanos no Camboja e esta foi a forma que eles encontraram para chegar a estas famílias. Depois do programa devocional somos convidados para um almoço em convívio na igreja. 



Na cozinha, por detrás do salão da igreja, preparam uma mesa repleta de vários tipos de comida, entre os quais muita coisa tradicional da Coreia do Sul, como por exemplo algas secas. Servimo-nos de tudo o que queremos e comemos no chão, numas pequenas mesas tipicamente orientais. Durante o almoço tivemos oportunidade de falar com essa família e de conhecer um pouco melhor o trabalho que fazem aqui em Siem Reap. 




Depois do almoço fomos visitar um centro educacional adventista que é gerido por um casal de australianos que se apaixonaram pelo Camboja à muitos anos atrás e por aqui ficaram. O centro fica já fora da cidade e dispõe de uma área terreno enorme e várias valências. Tudo começou quando em tempos vieram fazer trabalho voluntário para a região. Ela é enfermeira e ele é professor. Devido à falta de recursos na região ela ajudava muitas mães durante o parto até que algumas mães começaram a vir entregar-lhe as crianças porque não tinham condições para as criarem. Foi então que nasceu a ideia de um orfanato que foi a base deste projeto. O orfanato dispõe de dez casas ondem vivem famílias que têm à sua guarda várias crianças órfãs para além dos seus descendentes. São todas elas famílias numerosas com mais de uma dezena de crianças à sua guarda. Para além do apoio direto aos órfãos através das famílias, o terreno dispõe ainda de uma escola primária e secundária onde para além das crianças órfãs muitas outras vêm diariamente receber instrução.

No terreno estão também a criar o que chamaram do “paraíso das borboletas”. É uma zona onde plantaram determinados tipos de árvores e plantas que atraem várias espécies de borboletas. Pretendem fazer deste espaço uma atração turística de caris ecológico e ambiental que atraia visitantes ao centro.
Numa outra secção temos a parte mais moderna do centro que parece que destoa de toda a envolvente, tal a tecnologia que dispõe. Trata-se de um centro de produção de vídeo que nasceu para a criação de vídeos pedagógicos e de sensibilização para disseminação entre a população khmer. Tem inclusivamente um estúdio onde entre outras produções se realizaram vídeos de culinária.
Visitamos ainda alguns missionários, voluntários de várias partes do mundo, como Austrália, EUA, Zimbabué, ... Cada um presta apoio em áreas distintas mas todos estão envolvidos com a escola. Vivem em pequenas casas de madeira espalhadas pelo centro e convivem com as crianças no dia a dia.
Ao pôr do sol juntamo-nos todos comas as crianças e as famílias numa área com uns bancos de madeira para encerrarmos o dia. Foi um dia em cheio! Conhecemos muita gente, muitas histórias de vida e muitos sonhos. Não podíamos terminar de melhor forma.

Regressamos a Siem Reap para jantar. No centro da cidade e por detrás do mercado fomos a um pequeno restaurante já conhecido da “malta” onde servem uns hambúrgueres de Tofu formidáveis. Depois do jantar demos um passeio pelo mercado noturno antes de voltarmos a casa.


No regresso, decidimos passar por Angkor Wat. Somos nada mais nada menos do que 8 pessoas no Tico 2! Uns por cima dos outros lá conseguimos entrar no carro e seguir viagem. O trajeto desde o centro aos templos leva cerca de 15/20 minutos. Como já é de noite sabemos que não podemos visitar os templos aquela hora, mas mesmo assim queremos pelo menos passar por lá. Já que estamos aqui tão perto, porque não. À entrada do grande Angkor Wat estão uns seguranças a dormir que à nossa chegada se levantam prontamente. Continuamos pela estrada e passamos pelo grande balão de ar quente que faz passeios aéreos pelos templos. Depois já quase no aeroporto damos meia volta e voltamos para casa, antes que o Tico 2 se aborreça.

Links para o resto da viagem:




Etiquetas: , , ,