Tico Tico Siem Reap - Prólogo

Prólogo

É uma noite de quarta-feira igual a tantas outras em Phnom Penh. A particularidade desta é que é dia 22 de Julho, dia dos meus anos. Estamos com um grupo de amigos em casa que convidamos para virem celebrar o meu aniversário. Depois de jantar ficamos à conversa quando surge uma ideia. O Stephen, um amigo missionário americano, comprou um carro por 600$ para se deslocar na cidade. É um modelo fabricado pela Daewoo nos anos 90 a que chamou de Tico. Ele está todo entusiasmado com o carro e até lhe pôs uns pneus novos à poucos dias (vamos chamar a este carro Tico 1). 


Com a conversa do carro o Stephen propôs que organizássemos um grupo para ir até Siem Reap no próximo fim-de-semana. Um dos nossos amigos khmers, o Seyha, está farto de nos convidar para o irmos visitar. Ele arranja-nos casa e alimentação. A ideia é sairmos na sexta-feira e voltarmos no domingo. Ali em menos de nada arranjamos 18 pessoas. Uns amigos nossos do Sri Lanka têm um carro e podem levar a família toda que são logo 5, por isso só precisamos de transporte para os outros 13. O Tico 1 só tem lotação para 5 passageiro e bem apertados. Para além disso estamos todos apreensivos se o carro conseguirá fazer essa viagem. De Phnom Penh a Siem Reap são 320 Km e a viagem dura cerca de 5h30m num trajeto que é muito duro com muita terra e buracos.

O Stephen diz que precisa de comprar outro carro para um projeto que ele vai começar em breve e por isso pode tratar disso já para o fim-de-semana. Na quinta-feira, o Stephen comprou outro carro igual ao que já tinha mas supostamente em melhor estado. Pagou por este Tico 750$ (vamos chamar a este carro Tico 2). O carro vai servir para apoiar o projeto dele de formação vocacional, para poderem deslocar os jovens que vão receber formação na oficina. Mas mesmo com dois Ticos ainda não temos lugar para toda a gente. Com o avançar da semana, o número de pessoas vai diminuindo e ainda podemos levar uma mota que sempre leva mais duas pessoas.

Na sexta-feira afinal acabamos por ser só 10 pessoas e assim já nem precisamos da mota. Vamos levar o Tico 1 e o Tico 2, alguma apreensão e uma dose extra de adrenalina para esta aventura.
Preparem-se para uma viagem louca!


Links para o resto da viagem:

Etiquetas: , , ,