Paris, Dia 6 - Auvers-sur-Oise

Nota: viagem realizada em agosto de 2014

Dia 6 - Auvers-sur-Oise

Estamos a chegar ao final da nossa estadia em França e os nossos amigos reservaram-nos uma surpresa. Vão levar-nos até à pequena cidade de Auvers-sur-Oise nos subúrbios de Paris onde viveram vários artistas proeminentes como Paul Cézanne ou Vincent van Gogh. Foi mais por causa deste último que cá viemos. Quando se viaja com duas artistas para um sítio destes é como se levássemos as crianças a um parque de diversões. Na prática agora tenho três crianças comigo e a Nikky é quem se porta melhor. As outras duas fogem para todo o lado, de tão excitadas que estão com o passeio. Vamos a ver como corre...




Foi aqui que Van Gogh viveu os últimos anos da sua vida, onde pintou algumas das suas obras famosas e onde finalmente descansou. Visitamos o Château de Leyrit, um palacete do séc. XVII com uns jardins bastante cuidados. Passamos pelo L’Auberge Ravoux que foi onde Van Gogh viveu os últimos meses e onde acabou por morrer. Hoje é um restaurante. Depois fizemos um percurso pedestre por vários locais relacionados com o artista. Os campos que serviram de inspiração à obra "Wheat Field with Crows", a igreja de Auvers-sur-Oise que também foi representada no seu impressionismo e algumas ruas que ele também pintou nos seus quadros. 







Fomos depois ao cemitério onde ele está sepultado junto do seu irmão Teho Van Gogh.

Auvers-sur-Oise é uma pacata e simpática cidade à beira rio. Não admira portanto a afluência de artistas que teve, os quais aqui vieram buscar a sua inspiração.


Terminamos a nossa viagem a Paris (e arredores) novamente com os nossos amigos Rute e Miguel e os seus filhos, a Ana e o Lucas. Hoje veio connosco a Marina, a irmã da Rute, que tão amavelmente também nos recebeu. Para além dos lugares que visitamos tivemos também oportunidade de passar algum tempo com eles. No final do dia, estes momentos que passamos com os amigos são sempre a melhor parte da viagem.

Ligações para a viagem a Paris:

Etiquetas: , ,