Africa do Sul 2012 - Diário 3 (13 de Agosto)

Dia 13 de Agosto

O hotel em que ficamos em Hout Bay chamas-se Art Gallery Guest House – Thandekayo. Um atendimento de categoria e um quarto com vista para a baía, com uma varanda espetacular, que só pudemos apreciar de manhã quando acordamos. Depois de tomarmos o pequeno-almoço e de conversarmos um pouco com outros hóspedes que também ali estavam, fomos à Internet ver como estava o teleférico para a Table Mountain. Nos dias com vento e/ou mau tempo, fecham o teleférico. Como já tínhamos sido avisados por amigos precavemo-nos. O dia estava de Sol e o teleférico aberto. Compramos logo os bilhetes online para poupar tempo e ainda conseguimos um desconto.
Arrancamos para Camps Bay, de onde se chega ao teleférico. Quando chegamos era uma confusão de gente. Apesar de já termos os bilhetes ainda estivemos umas boas horas na fila. A viagem dura apenas cinco minutos até ao topo. É possível subir a pé pelos trilhos na montanha. Um grupo de turistas disse-nos que levaram 2h30min para chegar lá acima. Pena não termos tempo porque a subida pelos trilhos deve ser mais interessante do que no teleférico e fica mais barata, pois é de borla. Pensando bem, com o tempo todo que tivemos na fila, se calhar tínhamos chegado ao mesmo tempo a pé. Também é possível comprar só o bilhete de ida e depois descer a pé. Desta vez fomos comodistas. Temos de vir outra vez para fazer os trilhos.
Table mountain é uma das 7 maravilhas naturais. De facto é um monumento da mãe natureza. Quando se chega ao topo de Table Mountain, temos uma vista fantástica sobre Cape Town e a sua baía, Roben Island e até se consegue ver o Cape Point. Os miradouros estão em locais estratégicos e em alguns o vento é quase insuportável.  Para além das vistas também existem vários trilhos que se podem fazer na montanha. Uma vez que a montanha é plana (table) a dificuldade é reduzida. Se tivéssemos mais tempo, teríamos certamente explorado mais trilhos. Não chegamos a ir ao ponto mais alto da montanha (1084m).
Penso que para usufruir completamente desta atração, se deve dedicar um dia completo à mesma. Assim pode subir-se no teleférico, fazer os trilhos no topo, descansar e comer qualquer coisa e finalmente fazer o trilho para baixo. Para quem for mais afoito, pode subir e descer a pé.
No final de Table Mountain fomos então para o centro da cidade para Grand central. Fomos visitar a baixa, onde pudemos sentir o frenesim habitual das grandes cidades. Muito comércio, muitas bancas na rua a vender artesanato e bugigangas. Passeamos por ali um pouco nas ruas e depois fomos para a zona nobre de V&A Waterfront. Situada nas docas, esta zona comercial é do mais luxuoso que já vi por estas bandas. Lojas de todas as marcas, feira de artesanato, restaurantes para todos os gostos, animação de rua, ... É nesta zona que fica o cais de embarque para Roben Island, outra das atrações de Cape Town. Desta vez já não tivemos tempo para lá ir, mas certamente que é um ponto a não perder.
Depois de termos comprado mais umas guloseimas no Pick n Pay, saímos já de noite de V&A Waterfront.

E finalmente de volta ao hotel para descansarmos.